sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atleta dos Ingleses ganha medalha de ouro em torneio paraolímpico


Rodriguez trouxe ao todo dos Estados Unidos quatro medalhas na bagagem.
Foto(s): Gilberto Gonçalves






A vitória internacional veio para o jovem nadador Roberto Alcalde Rodriguez, de 16 anos, que é portador de mielomeningocele, problema caracterizado por um defeito no fechamento da coluna vertebral, e depende de cadeira de rodas para andar, destacado com exclusividade na edição do mês de maio do Folha do Norte da Ilha. Rodriguez conquistou medalha de ouro no nado 100 metros costas e prata nos nados 50 metros livre, 100 metros livre e nos 400 metros livre, no torneio IWAS na cidade de New Brunswick em New Jersey, nos Estados Unidos.

Único representante de Florianópolis na competição, o jovem nadador mora no norte da Ilha e realiza seus treinos na Academia de Natação Albino, em Ingleses. “Para mim, que comecei a nadar sem nenhum objetivo de competir, nunca imaginei que ia viajar tanto e competir com atletas de vários países”, diz Rodriguez. Ele já está de olho no 13º Campeonato Paraolímpico Escolar, em outubro, com o objetivo de se qualificar para o IWAS do ano que vem, na Suíça.

O jovem atleta começou a nadar apenas como terapia, quando sua família residia no Rio Grande do Sul. Há dois anos, eles se mudaram para Florianópolis e ele começou a praticar na Albino, quando surgiu a oportunidade de nadar de forma competitiva, mesmo usando apenas os braços e tronco. Rodriguez é atleta da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), venceu em todas as categorias no Campeonato Paraolímpico Estudantil, realizado em Brasília no ano passado e conta com o segundo melhor tempo do Brasil nos 100 metros de costas, dentro da sua categoria. Em 2006, foi campeão do Circuito da Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc). Ele não pôde competir nas Paraolimpíadas de Pequim por causa da sua idade e também por não estar ainda com os tempos para isso, mas vir a participar dessa competição está nos seus planos. Ele recebe seu treinamento do professor Fladimir Klein, pós-graduado em fisiologia e técnico da equipe Ilha Norte Floripa. O pai de Roberto lembra que o jovem continua estudando para o vestibular.
Da redação: Alexandre Winck

http://www.folhanorte.com.br/site/noticia.php?id_noticia=1087

Nenhum comentário: