quarta-feira, 7 de julho de 2010

Campeonato Mundial de Natação - Holanda




Lista de convocados inclui veteranos e promessas

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira, 06, a lista dos 24 atletas que representarão o Brasil no Mundial de Natação, que será realizado de 15 a 21 de agosto em Eindhovem, na Holanda. O destaque é a mescla entre nomes consagrados da natação paraolímpica e jovens revelações brasileiras.

“Teremos nossos principais atletas, Andre Brasil e Daniel Dias, mas também outros atletas que vêm se destacando, como o Phelipe Andrews, Verônica Almeida e Edênia Garcia. Mas o mais importante é que a seleção está se renovando, com jovens talentos como o Matheus Rheine, o Talisson Glock e o Roberto Alcalde”, destaca Edilson Alves Tubiba, diretor técnico do CPB.

O objetivo é claro: manter o Brasil entre as cinco principais forças do mundo na natação, condição alcançada no último Mundial.

“Mundial é sempre uma caixinha de surpresas. Nunca sabemos como irão as outras equipes até começar, pois existe muita renovação e isto ocorre inclusive com o Brasil. Esperamos conseguir boas conquistas individuais, que deixem o país entre os melhores do mundo. Nas duas ultimas edições 2002 e 2006 o Brasil ficou entre os 10 e os cinco melhores respectivamente. Pretendemos manter o resultado da última”, explica o coordenador técnico da natação, Gustavo Abrantes.

O presidente do CPB, Andrew Parsons, ressalta a importância estratégica do Mundial para a modalidade.

“Por estar exatamente no meio do ciclo paraolímpico, o Mundial é um ótimo termômetro para sabermos a atual condição do Brasil. Além disso, é uma competição que já conta vagas para Londres 2012”, lembra Parsons.

“A convocação mescla grandes nomes da atualidade, atletas experientes e jovens talentos, evidenciando que a natação brasileira passa por um momento muito bom, que nos permite antever bons resultados para Londres 2012, mas também preparar atletas fortes para 2016. Nossa expectativa é muito grande”, explica Parsons.

Responsabilidade de quem vai entrar n’água

Apontado como a principal esperança de medalhas do Brasil ao lado de Andre Brasil, Daniel Dias promete fazer bonito no Mundial, mês que vem.

“A expectativa é das melhores, principalmente agora, com o apoio do CPB, com o Projeto Ouro. Estou tendo condições de treinamento como nunca tive”, conta o multimedalhista paraolímpico.

Na próxima semana, dia 13, Daniel embarca para Sierra Nevada, na Espanha, onde fará um treinamento de altitude, pelo Projeto Ouro.

“É a primeira vez que faço algo assim. Espero que ajude.”

Daniel precisa de toda força mesmo. Afinal, sua meta no Mundial é ousada:

“Vou disputar as sete provas individuais. Espero conquistar medalha em todas. De preferência de ouro”, diz rindo."

A delegação brasileira embarca para a Holanda no dia 03 de agosto e retorna ao Brasil no dia 22 do mesmo mês.

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/campeonato-mundial-de-natacao-3/

Nenhum comentário: